domingo, 4 de outubro de 2015

Ferrari 250 LM (1964)


























Miniatura Burago (1991)
Escala: 1/24 


No final dos anos 80, e início dos anos 90, perambulando pelas ruas da Zona Norte da cidade de São Paulo, em uma tarde triste e chuvosa, entre uma tragada e outra do meu cigarro fedorento, acabei por descobrir, acidentalmente, no alto das prateleiras de um bazar de uma senhora portuguesa, de nome Elvira, as miniaturas da marca italiana Burago.


Então, naquela tarde, adquirindo uma reluzente GTB4 amarela, dei início a minha pequena coleção desses modelos Ferrari.

Nos meses seguintes, descolei alguns outros modelos. Uma Testarossa, na Rua Olavo Egídio, no bairro de Santana. Uma 250 GTO verde, de um mascate, em uma feira-livre que se realizava todos os sábados no bairro de Santa Therezinha, bem assim a 250 LM amarela desta postagem. 

Posteriormente, retornando ao bazar daquela senhoria portuguesa, na Rua Pedro Doll, acabei  encontrando ali uma 456M azul metálico. 

São todas de fabricação italiana e na escala 1/24.

Alguns anos mais tarde, adquiri outras miniaturas Ferrari dessa mesma marca, também italianas, mas na escala 1/43, em uma galeria no Largo do Paissandu, onde costumava ir, no horário do almoço, atrás de discos de rock.

Algumas, principalmente as da escala menor, estão um pouco raladas, mas como são, de alguma forma, lembranças materializadas daqueles dias loucos, não consigo delas me desfazer facilmente. Assim como, da mesma forma, jamais consegui esquecer aquelas tardes em Santa Therezinha.